O marketing digital se beneficiou dos chatbots, que se popularizaram no Brasil principalmente a partir de 2020, quando a pandemia da Covid-19 impulsionou a transformação digital tanto dos consumidores quanto das empresas. Desde então, os chatbots não pararam de crescer, sendo o WhatsApp o canal mais utilizado para interações automatizadas com os clientes, principalmente atendimentos. No entanto, muitas pessoas ainda preferem se relacionar com humanos e resistem aos assistentes virtuais. Todavia, em 2023, com o impulsionamento das inteligências artificiais, como o ChatGPT, podemos perceber como o processamento de linguagem natural (PLN) vem se aprimorando, potencializando esse canal.
Neste conteúdo, nós vamos abordar as próximas tendências dos chatbots, buscando ampliar a experiência do usuário de forma mais eficiente, revolucionando a maneira de como ele interage e compra no digital. Descubra como os chatbots inteligentes podem se ajustar às preferências e necessidades dos usuários, estabelecendo conexões mais autênticas. Vamos juntos nessa jornada!
Como construir confiança com chatbots para um marketing digital de performance
Um estudo recente publicado na revista Electronic Markets investigou como a confiança dos consumidores nos chatbots é afetada por diferentes fatores, como a qualidade da informação, a personalização, a interatividade e a aparência. Os resultados mostraram que os consumidores tendem a confiar mais nos chatbots que fornecem informações precisas, relevantes e úteis, que se comunicam de forma natural e fluida, que se ajustam às preferências e ao histórico dos usuários e que têm uma aparência mais humana ou simpática.
Nesse cenário, tecnologias semelhantes às inteligências artificiais, como o ChatGPT, mostram-se como ferramentas robustas para solidificar a confiança dos consumidores nos chatbots. Ao gerar respostas coesas e diversificadas, esses assistentes virtuais podem personalizar interações de forma que possam falar sobre um produto, enviar vídeos e até mesmo finalizar uma compra diretamente pelo chat. Contudo, a transparência é vital, ou seja, o consumidor deve saber que está falando com um chatbot e não com uma pessoa real.
Chatbots e metaverso: o futuro do marketing digital
Agora, vamos falar sobre personalização. Essa é a chave para o sucesso no marketing digital. Mas o que seria essa personalização? Simples! É preciso pensar que não basta apenas dar uma aparência humana aos chatbots, é preciso também oferecer uma experiência imersiva e envolvente aos usuários, algo que realmente faça-o querer usar o chatbot, mesmo que a princípio ele não tenha a intenção de compra. Nesse sentido, o metaverso pode ser um grande aliado.
O metaverso nada mais é do que o uso de tecnologia para criar realidades virtuais. Quando pensamos nos chatbots, queremos dizer que não basta apenas dar uma aparência humana a eles, é preciso também oferecer uma experiência imersiva e envolvente aos usuários. Nesse sentido, o metaverso pode ser um grande aliado, pois permite criar mundos virtuais interativos e realistas, onde os chatbots podem se comunicar de forma mais natural e eficaz.
Por exemplo, imagine uma marca cujo personagem é um fantoche que faz muito sucesso na internet. Já pensou em como seria divertido para o consumidor que é fã do personagem poder comprar diretamente conversando com ele por meio de um chatbot? Ele poderia até mesmo salvar o contato para trocar conversas engraçadas, que alegrassem seu dia e, ao mesmo tempo, receber em primeira mão os lançamentos de diversos produtos e poder fazer a compra diretamente por esse canal.
É possível criar chatbots personalizados hoje?
Durante o evento Meta Connect 2023 foi anunciado pela Meta o AI Studio, que será uma plataforma que permite às empresas criarem e personalizarem seus próprios chatbots e aplicativos de IA. A plataforma irá oferecer uma variedade de recursos e ferramentas que podem ser usados para criar chatbots que sejam inteligentes, informativos e personalizados. De maneira que reflita os valores da marca e com a possibilidade de dar um toque humano nos atendimentos. Esse lançamento tem previsão de que seja muito em breve.
Além disso, já é amplamente utilizada a plataforma RD Station, por exemplo, que é uma plataforma de automação de marketing digital mas que também está evoluindo e investindo bastante nas inteligências artificiais. Com o RD Station, você pode criar chatbots que se adaptam ao perfil e ao comportamento do seu cliente, enviando a mensagem certa, na hora certa e construindo uma jornada personalizada para cada pessoa. Além disso, também é possível integrar o chatbot no WhatsApp.
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A inteligência artificial vem se desenvolvendo cada vez mais rápido e você não pode deixar o seu negócio para trás. É preciso evoluir junto, também! E, como vimos, os chatbots são uma das ferramentas mais poderosas para otimizar o seu atendimento ao cliente, aumentar as suas vendas e fidelizar os seus consumidores, ainda mais quando utilizada a estratégia certa, como, por exemplo, a humanização ou o metaverso.
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