Era uma vez… Você, provavelmente, já viu essa frase algumas vezes em filmes ou livros. Mas, já ouviu falar sobre o termo storytelling? Ele refere-se, justamente, à arte de contar histórias. Tal conceito é amplamente utilizado como técnica em ações de marketing digital para que haja uma comunicação diferenciada entre a marca e o público, que precisa ser envolvido pela narrativa criada. Para saber exatamente o que é essa conceituação e como é desenvolvido o storytelling no marketing digital, continue a leitura.
O que é storytelling?
Criado em 1993, nos Estados Unidos, o termo storytelling conecta duas palavras: “story”, que é “história” em português, e “telling”, que significa “contar”. Sendo assim, é uma técnica utilizada para contar histórias ao transmitir uma mensagem. O objetivo é envolver o público em uma jornada, de forma com que ele se identifique com a comunicação realizada, despertando emoções e sentimentos. Assim, ele será atraído e dificilmente irá esquecer a história.
Quais são os principais itens do storytelling?
A ação de contar histórias pode ser realizada de várias formas. Portanto, não há uma regra a ser seguida para desenvolver um bom enredo. Mas, há alguns elementos que são muito encontrados no storytelling. Confira abaixo os principais.
Mensagem
É necessário ter uma mensagem forte a ser transmitida. Assim, será possível impactar o seu público e marcá-lo. Dessa maneira, ele sempre irá lembrar dela. A mensagem é o fator mais importante do storytelling. A partir de então, pode-se elaborar como ela será retratada.
Ambiente
Sendo fictício ou realista, toda história acontece em algum ambiente. Por isso, pense em qual lugar ela será desenvolvida e especifique-o. Apresente detalhes do ambiente para que o público possa se situar da melhor maneira possível. Isso também pode fazer com que ele se identifique ainda mais com a sua história.
Personagens
Os personagens são personalidades que irão transitar pela jornada construída e passar por transformação ao longo dela. Analise um filme, por exemplo, e observe que eles sofrem mudanças até chegar ao objetivo final.
Conflito
O conflito é um elemento capaz de despertar o desejo do público em continuar acompanhando a sua história. Ele aparece como um desafio que o personagem precisa enfrentar.
Storytelling no marketing digital
Contar histórias é algo que faz parte do ser humano. Estamos acostumados a fazer isso diariamente, seja na vida real ou virtual. Pensando nisso, por que não aplicar essa prática ao marketing digital de uma marca? Até comprar um produto ou contratar o serviço de uma empresa, o possível cliente deve ser atraído e isso pode acontecer de diversas formas.
No entanto, o seu negócio não é o único que busca conquistá-lo. Outras organizações irão criar estratégias para aproximar o público. Com tantos conteúdos sendo exibidos a todo tempo, o que você faz para diferenciar e destacar os seus?
Despertar a atenção e as emoções do público por meio do storytelling no marketing digital é uma possibilidade que dá certo e pode render bons resultados quando o projeto é bem executado. Ele pode ser utilizado em vídeos, por exemplo, ao contar histórias de superação, recomeço, aventura ou, até mesmo, comédia em relação à própria empresa, a algum produto ou colaborador da mesma.
Para determinar o teor ou a forma como a mensagem vai ser transmitida, é importante manter uma coerência com toda a comunicação que é disseminada. Com o storytelling, é possível interagir de maneira mais humanizada e impactante. Assim, seus clientes irão se identificar ainda mais com a cultura da sua marca.
Conte com a Fizzing para impactar clientes por meio do storytelling
Contar histórias da melhor maneira possível não é tão simples quanto pode parecer. Por isso, para se comunicar com o público por meio de storytelling, sua marca pode contar com os serviços de uma agência de publicidade, marketing digital e comunicação integrada, como a Fizzing 360º. Criada em 2011, a Fizzing tem um leque de quase 300 cases de sucesso, entre eles: Cleo, Leandro Hassum, Murilo Rosa, Senador Romário, Ago Mercedes-Benz, Euro Colchões, Colchões Ortobom e Dinamicar Pneus. Sua marca pode fazer parte do nosso time de clientes! Entre em contato!