O mercado de agências de publicidade sempre foi pulsante em nosso país, com um impacto positivo na economia brasileira. De acordo com estudo divulgado pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade – ABAP, o setor tem um impacto vital nos mercados da informação, da cultura, do consumo e do entretenimento nacional.
Para os empresários e empreendedores em geral, a publicidade é, e sempre será, a alma do negócio. Investir em ações inteligentes de publicidade e marketing é a forma mais assertiva de destacar negócios e marcas pela qualidade, pelo preço, pela inovação e pela diferenciação de seus produtos e serviços.
Em um mercado tão abrangente e dinâmico, é importante que as empresas saibam como encontrar a agência de publicidade ideal para cada tipo de negócio. Para isso, vale a pena pesquisar, buscar referências e levar em consideração os atributos que diferenciam as agências.
Confira o que a sua empresa deve avaliar no momento de contratar uma agência de publicidade:
Histórico da agência – O histórico da agência deve ser considerado. Faça uma pesquisa e busque informações sobre o tempo de atuação da agência no mercado, as certificações técnicas que ela conquistou ao longo dos anos, a forma como ela se posiciona, como evoluiu, os investimentos que administrou e o time de profissionais que conseguiu montar. Uma agência sólida e com diversos cases de sucesso tem mais credibilidade e pode atuar de forma mais consistente.
Portfólio e clientes já atendidos – É fundamental conhecer o portfólio dos trabalhos já realizados e os clientes já atendidos pela agência de publicidade. É ainda mais importante saber se a agência já atendeu algum cliente renomado dentro do segmento no qual sua empresa atua, para avaliar os resultados obtidos e entender como os profissionais podem ajudar a destacar seu negócio. O nível de qualidade e assertividade das campanhas costuma ser elevado em agências experientes e com tradição no mercado.
Posicionamento da agência – Avaliar a missão, a cultura organizacional, os valores e os objetivos da agência de publicidade também ajuda na hora de tomar a decisão de contratar o prestador de serviços. Escolha uma agência que esteja alinhada aos posicionamentos e à visão de mundo da sua empresa.
Flexibilidade de deslocamento – É importante que a agência tenha flexibilidade e mobilidade para atender às demandas e solicitações do cliente quando e onde ele precisar. A escolha de agências que atuam em mais de um Estado e em diferentes mercados é importante para ter a certeza de que sua empresa terá o suporte que ela precisa em todas as situações.
Área de atuação e conhecimento técnico e operacional – Faça uma análise minuciosa do nível de conhecimento e domínio dos profissionais que atuam na agência de publicidade. Além disso, conheça as áreas de atuação com as quais a agência tem mais afinidade e experiência.
Vontade de crescer junto – Uma agência de publicidade parceira é aquela que entende que precisa ter vontade de crescer junto com seus clientes e que se dedica para garantir os melhores resultados possíveis.
Sensibilidade e conhecimento para entender a proposta do negócio – Criatividade, sensibilidade para encontrar as melhores estratégias e empatia para entender a proposta do negócio do cliente são atributos que fazem toda a diferença em uma agência de publicidade.
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