Hoje em dia, o que mais se vê nas redes sociais é post gerado por inteligência artificial! Tem IA para produzir imagem, vídeo, texto, dublagem… Não é à toa que plataformas como a Meta já estão desenvolvendo formas de identificar conteúdos gerados por inteligência artificial generativa.
No entanto, fica aqui a questão: dá para fazer social media sem humanos? Seria o fim dos produtores de conteúdo e das agências de marketing? A resposta é simples: não! Tanto que um estudo da Kantar mostra que 67% dos profissionais de marketing se sentem otimistas sobre essas novas tecnologias.
Quem pensa que é possível abrir mão do trabalho humano provavelmente não entende o real papel de uma produção de conteúdo estratégica, que vai muito além de criar uma imagem bonita, com um textinho bacana e subir na rede social da sua empresa ou do seu negócio.
Eu preparei esse texto para que você entenda, de uma vez por todas, por que as agências de marketing e os produtores de conteúdo ainda são essenciais para uma estratégia de social media eficaz. E para te mostrar como fazer essa parceria gerar frutos de verdade para o negócio. Vem comigo!
Não adianta contratar uma agência de marketing pelos motivos errados
Na minha experiência trabalhando há mais de 10 anos com Marketing Digital, tem sido muito comum que alguns clientes contratem uma agência com o objetivo de apenas manter suas redes sociais movimentadas. Sem nenhuma ideia de onde querem chegar com as postagens, nem conhecimento aprofundado sobre o público que eles desejam atingir.
Nesse caso, o trabalho de seres humanos realmente pode ser substituído pelo de uma inteligência artificial. Afinal, se é para “postar por postar”, por que não pedir para um ChatGPT escrever o texto e para um Midjourney gerar a foto, não é mesmo?
No entanto, não existe geração de conteúdo de qualidade que seja 100% realizada por IA. Todo produto ou serviço é produzido a partir da demanda, da necessidade de um ser humano.
E só um humano pode entender as nuances e os anseios mais profundos de outro humano, desenvolvendo publicações que agregam valor para o público-alvo, são estratégicas e humanizadas. Coisas que um robô nunca será capaz de fazer.
Então, entenda que quantidade não é qualidade! Melhor do que encher o perfil do seu negócio de postagens genéricas, que não geram valor, é publicar apenas conteúdos que vão realmente se comunicar com o seu target e trazer resultados.
Social media é um trabalho a 4 mãos
Da mesma forma que não adianta terceirizar o conteúdo das suas redes sociais para as IAs, simplesmente jogar o trabalho de produzir posts para a agência de marketing, sem abastecê-la com material e informações, também é uma solução ineficaz.
Obviamente, profissionais de marketing vão fazer uma análise SWOT para estudar o seu mercado; desenvolver um estudo de persona para conhecer o seu público-alvo e pensar em uma estratégia de inbound marketing que esteja de acordo com a jornada de compra do seu consumidor.
Entretanto, ninguém conhece melhor o seu negócio, a sua empresa do que você mesmo! De forma que, para que isso dê certo, são necessárias algumas informações para compreender a fundo o que você vende:
- Diferenciais do seu produto ou serviço: de que forma ele se diferencia da concorrência? Por que ele é mais caro que outras opções semelhantes (se for o caso)? Quais especificidades dele devemos destacar?
- Qual a razão de existir da sua empresa: qual é o seu porquê? O que te levou a fundar esse empreendimento? Quais necessidades e problemas do público você busca solucionar?
- Objetivos: onde a sua empresa quer chegar com os conteúdos de redes sociais? Quais objetivos ela deseja alcançar nessas plataformas? Gerar vendas diretas, aumentar o número de leads (contatos), ganhar seguidores, aumentar o reconhecimento de marca…
Além disso, para que não seja preciso recorrer a bancos de imagem, que só deixam suas postagens mais genéricas e desumanizadas, o ideal é fornecer materiais (fotos e vídeos) que mostram o interior da sua empresa, o dia a dia do seu negócio e as pessoas que trabalham nele.
Por exemplo: em vez de fazer um post informativo com uma imagem e um texto, ou um vídeo usando várias fotos de banco, por que não “dar as caras” e gravar um vídeo com você mesmo falando sobre o assunto?
Não adianta pedir para a sua agência de marketing produzir 3, 4 posts por semana se a sua empresa não consegue fornecer material para isso ou não tem informação relevante para gerar essa quantidade de publicações. Melhor 2 posts relevantes, do que vários que não acrescentam em nada.
Também é importante ser legal
Mais do que divulgar os diferenciais da sua empresa e trazer informações relevantes, para se destacar em redes sociais como Instagram, TikTok, Facebook, entre outras, você deve fazer isso de forma legal. Especialmente se a sua empresa atua em um setor que não tem tanto apelo para viralizar nessas plataformas.
Por exemplo: se você vende produtos hospitalares, não adianta ficar enchendo suas redes com posts mostrando os seus produtos. Imagina uma pessoa deslizando no feed, vendo vários vídeos engraçados, de dancinhas, posts com curiosidades e guias interessantes, para se deparar com uma publicação de bisturi! Tedioso, né?
É importante saber os interesses do seu público-alvo, o que é tendência nas redes sociais e o que seus consumidores gostam de assistir quando estão navegando nos momentos de folga, para divulgar seus produtos ou serviços de uma forma que seja atrativa, divertida e interessante. Ou então, suas publicações estarão fadadas a ser “deslizadas para baixo”.
Isso, mais uma vez, só uma equipe de marketing humana e especializada pode oferecer. Afinal, conteúdos produzidos por IA costumam ser bem genéricos e desatualizados em relação às tendências.
Tá, e por que eu devo contratar uma agência de marketing, em vez de um freela?
A grande vantagem da agência de marketing está no valor agregado! Você pode contratar um freela para fazer os conteúdos das suas redes sociais, mas ele não vai contar com uma equipe de designers, redatores, revisores, gestores de tráfego e desenvolvedores que poderão garantir que o seu conteúdo seja parte de uma estratégia maior e o resultado de muitas mentes pensantes.
Mais que tudo: de profissionais que unem o conhecimento técnico com a humanidade. Que são capazes de entender ferramentas e técnicas de marketing, assim como pessoas e suas subjetividades. Uma equipe que vai se dedicar 100% a cuidar da comunicação do seu negócio, enquanto você se concentra apenas em vender.
Trabalhando junto com você, uma agência de marketing pode tornar suas redes sociais verdadeiros canais de venda e branding que se destacam nesse mar de perfis genéricos, que publicam conteúdo com inteligência artificial ou sem nenhuma estratégia.
Quer bater um papo sobre esse assunto e marcar uma análise gratuita das suas redes sociais, para entender um pouco como funciona o trabalho de uma agência de marketing de verdade? Fale com a equipe da Fizzing 360°.
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